quarta-feira, 2 de junho de 2010
Vegetação da Roménia
Os Cárpatos, a um passo da Roménia, são uma verdadeira maravilha natural, não é por acaso que é um local protegido, devido à sua riqueza ecológica, geológica e paisagística, bem como um excelente lugar para praticar actividades ao ar livre, tais como alpinismo ou caminhadas. A ONU está dentro desta gama de preferências como uma área protegida ao abrigo do programa de zonas de protecção especial da UE.
Nestas zonas húmidas encontrará milhões de aves migratórias, floresta ribeirinha ...
A flora e a fauna da Roménia são muito interessantes para descobrir.
Relevo da Roménia
As principais cidades são a capital, Bucareste, Braşov, Timişoara, Cluj-Napoca, Constanţa, Craiova, e Iaşi (Jassy).
A Romênia é situada no Sul-Este da Europa Central, no norte da Península dos Balcâs, na bacia inferior do Danúbio, com saída para o Mar Negro.
Vizinhos da Romênia são: Moldavia, Ucrânia, Hungria, Jugoslâvia, Bulgária, Mar Negro (234 km).
A superficia do pais é de 238.391 km2, ocupando o 130 lugar na Europa..
Distribuição do relevo é muito harmoniosa: 31% montanhas, 36% colinas, 33% campos.
Hidrografia da Roménia
A Roménia tem 2.300 lagos ocupando 2.650 km2. Entre destacam-se o Razelm (415 km²), Sinoe (171 km²), Brates (21 km²), Tasaul (20 km²), Techirghiol (12 km²) e o Snagov (5 km²).
Clima da Roménia
Roménia, devido à sua localização, no sudeste da Europa, tem um clima temperado continental de transição com quatro distintas estações, caracterizado por altas variações de temperatura, que torna-se mais moderada na zona costeira.
A primavera é agradável com manhãs e noites frescas e dias quentes. No verão, o clima é quente e seco. As áreas mais quentes são o sul eo sudeste onde o termômetro costuma ultrapassar 38°C durante os meses de julho e agosto. As temperaturas são mais baixas nas montanhas. O outono é seco e muito frio, é a paisagem revive de cor de folhas amarelas e vermelhas. Os invernos da Roménia podem ser extremamente frios e nebulosos, com temperaturas muito baixas especialmente nas montanhas (até -25°C). Abundante a neve de dezembro até meados de março. Os montes Cárpatos bloqueiam as influências climáticas da vasta planície continental Ucrânia, trazendo invernos frios e menos chuva para o sul e sudeste. No extremo sudeste, as influências mediterrânicas oferecer um ameno clima marítimo.