quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Clima, Hidrografia, Vegetação, Demografia de Cuba
Hidrografia
O número de rios é muito grande (mais de 200), mas todos de poucas importâncias, exceto o cauto, na província de Oriente, com quase 250Km de extensão, 80 dos quais navegáveis. Merecem destaque, ainda, o salado (braço do Cauto), Sangua la Grande, o Damuji, o Caminar e o Cuyaguateje.
Clima
O clima de cuba é do tipo marítimo subtropical, com temperaturas uniformes durante o ano (de 21,5 °C em janeiro-fevereiro a 27,5°C em julho-agosto), além de dois período sazonais distintos: um chuvoso e outro frio. A chuva é o elemento mais importante do clima da ilha, onde se registra uma precipitação anual média de 1.370mm. Como as demais informações insulares antilhanas, Cuba está sujeita aos ciclones tropicais ou furacões.
Flora
Abrange espécies características das Índias Ocidentais, da Florida meridional, do México e da América Central. Grandes florestas cobrem as planícies principalmente as áreas montanhosas, podendo aí ser encontrada notável variedade de árvores (palmeira-real, paineira, carvalho, mogno, cedro-espanhol, ébano etc.). As savanas ocupam cerca de ¼ da ilha, em cujo litoral podem ser encontrados extensos manguezais.
Fauna
Possui grandes variedades de espécies, com reduzido número de vertebrados e predominância dos animais de pequeno porte. Morcego (23 espécies nativas), roedores e insetívoros são os mamíferos mais encontrados. Há 297 espécies e subespécies de aves. Entre os répteis destacam-se a iguana, o caimão é o crocodilo. Completam o panorama faunístico da ilha 17.000 espécies de insetos e 4.000 de moluscos.
População
Após a independência, a população urbana cresceu rapidamente, sendo hoje a concentração máxima nas províncias de Havana e Oriente. As principais cidades além de Havana são: Marianao, integrada à área metropolitana da capital, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín, Santa Clara e Guantánamo.
A população de Cuba inclui traços étnico de povos europeus, africanos, asiáticos e indígenas. A raça branca é a dominante (73%), com forte ascendências espanhola. O contigente negro é também muito importante (12%). Embora perdendo a sua primazia, os negros continuaram a aumentar em fins do séc. XIX e princípios deste, procedentes sobretudo do Haiti e da Jamaica. Os mestiços representam 14% da população. Quanto os indignas, pertencentes os grupos cibonei e taino, foram praticamente extintos e meado do séc. XVI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário