quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Relevo de Cuba



Estrutura geológica e relevo .O substrato geológico de Cuba está constituído de rochas ígneas e metamórficas do pré-Cretáceo. Tal substrato foi submetido a vários dobramentos, o último dos quais durante o médio Mioceno, há pelo menos 20 milhões de anos. Cuba elevou-se, então, acima do nível do mar, unindo-se às demais Antilhas. Mais tarde, no Plioceno, um processo de erosão reduzindo grande parte do território cubano a uma extensa planície (três quartos da superfície total da ilha), muitas vezes interrompida por formações montanhosas. As característica do atual relevo resultam da interação de dois grupos de forças: um construtivo, orogênico, que determinou a estrutura e o alinhamento das regiões baixas; e outro destrutivo, ou erosivo, representando pela ação das águas, dos ventos e das ondas, que modelaram as presentes forma do relevo. Completa esse quadro natural uma franja litorânea recortada por numerosas enseadas e baías (Cabañas, Havana, dos porcos, Matanzas e outras).

Cuba divide-se em 4 regiões geográficas: Ocidente, Las Villas, Camaguey e Oriente.

Ocidente. Estende-se do ponto mais ocidental do cabo San Antonio às savanas de Manacas, em Las Villas, abrangendo toda a província de Pinar del Rio, bem como as de Havana, cidade de Havana e Matanzas. A superfície total dessa região corresponde a cerca de 26% do território nacional e engloba mais de 40% da população cubana. Quase toda a região é muito fértil, especialmente a planície 'vermelha'.

Las Villas. Ocupa a parte centra da ilha, compreendendo as províncias de Vila Clara, Cienfuegos e Sancti Spiritus e uma pequena porção do setor ocidental de Camaguey. A região é parcialmente montanhosa e possui excelente sistema de drenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário